Chapter six.


Logan ficou de boca aberta quando Demi contou o que havia acontecido. Haviam terminado de almoçar e Eddie depositava a bandeja com as xícaras de café sobre a mesa da sala. 
—Você está casada? — perguntou atônito. 
— Não realmente. É só um papel, e já estou cuidando da anulação. 
— Joseph já sabe? 
—Sabe — Eddie interferiu. 
—E o que ele disse? 
—Não tenho coragem de repetir diante de uma visita — o fazendeiro respondeu.
 Ficou furioso — contou Demi — e com toda a razão. Ele não se lembrava de nada, e eu fiquei tão nervosa que não fui capaz de fazê-lo me ouvir. Mas isso não importa, porque Joseph já disse que não quer permanecer casado com alguém como eu. —Ele ficou perplexo, Demetria! Um homem precisa de tempo para acostumar-se com uma notícia dessas! — Eddie insistiu com teimosia. 
—Quanto tempo leva um processo de anulação, Demi? —Não sei, mas vou descobrir amanhã, quando conversar com nosso advogado. Não deve ser demorado, e Joseph vai fazer de tudo para apressar as coisas. —Para onde ele foi? — quis saber Logan. —Quem sabe? — Eddie encolheu os ombros. —Bem, pelo menos não é um casamento de verdade — disse o veterinário, batendo na mão de Demetria. — Você quase me matou de susto. 
—Termine seu café, Logan. E depois podemos ir cavalgar. Estou precisando sair um pouco.
—Boa idéia — Eddie aprovou. — Enquanto isso, vou começar a rever os livros.
—Mas hoje é domingo, papai!
— Eu sei. Vou comer meu bolo enquanto trabalho, e isso melhora um pouco o panorama. Além do mais, já fomos à igreja.
Demetria levou a bandeja para a cozinha e foi mudar de roupa. Logan ficou até tarde da noite e ela sentiu-se feliz por poder contar com sua companhia. Apesar do cansaço, dormiu mal e acordou cedo, ansiosa para encontrar o advogado. O sr. Hardy tinha sessenta anos e era o melhor amigo que a família Lovato já tivera. Quando Demi terminou de contar a história, ele resmungou: 
—Não tem a certidão? Não faz mal. Vou cuidar dos papéis para entrar com o pedido de anulação, e diga a Joseph que venha assinar o documento na sexta-feira. É um processo simples e rápido, mas se eu fosse ele trataria de me manter bem longe de uma garrafa daqui por diante. 
Ela sorriu: 
—Vou fazer de tudo para que isso aconteça. 
As engrenagens haviam entrado em movimento e, em pouco tempo, voltaria a ser Demetria Lovato. O pensamento a deprimiu. Queria tanto conservar aquele nome através de um casamento verdadeiro e desejado! Mas Joseph fora claro sobre o que sentia a respeito, e não escondera o desgosto provocado por ter uma esposa como ela.
Num impulso, parou no escritório local do departamento de trabalho e verificou que tipo de ofertas eles tinham para mulheres de sua idade, sem nenhuma experiência e com noções mínimas de datilografia. Havia uma vaga de recepcionista numa agência de seguros e ela foi até lá para informar-se, e acabou sendo contratada. 
Começaria em uma semana, na segunda-feira... desde que a antiga recepcionista, que tivera bebê há pouco tempo, não quisesse o emprego de volta. Não poderiam recusá-la se quisesse voltar, e prometeram telefonar caso ela não tivesse de apresentar-se no dia combinado. Se não desse certo, procuraria outra coisa. Não podia ficar na fazenda depois dos últimos e desastrosos acontecimentos, pois Joseph não perderia uma oportunidade de feri-la. Eddie precisava dele, e não tinha o direito de exigir que o pai o demitisse. Portanto, precisava encontrar uma saída satisfatória para todos, fosse como fosse. Apesar da dor e da mágoa, amava Joe além da própria vida, e não suportaria ouvir mais ofensas e acusações. 
Encontraria um emprego e um lugar para morar em El Paso e, assim, seu pai poderia conservar o capataz, enquanto ela conservaria a paz de espírito. Além do mais, Logan morava em El Paso, e cuidaria dela com carinho. Podia até casar-se com ele. Era gentil, atencioso, e seria melhor do que morar sozinha. Na noite de quarta-feira, Logan a levou ao jantar da associação dos criadores de gado. Escolhera um vestido leve e decidira usar maquiagem, e os cabelos soltos criavam um efeito especial e encantador que Logan não se cansava de elogiar. Sentindo-se melhor, ela sorriu e conversou com todos, e quando saíram da reunião, estava relaxada e quase feliz.
A alegria durou até Logan parar o carro diante de sua casa, na fazenda, e inclinar-se para beijá-la. Uma sombra ameaçadora surgiu de um dos cantos da varanda e, atônita, Demetria viu o rosto contrariado deJoseph. 
—Olá, companheiro — disse Logan, passando a mão pelos cabelos negros e olhando para Demi com ar preocupado. — Eu telefono para você amanhã, está bem? Boa noite. 
Demetria desceu do carro e viu o amigo afastar-se em silêncio. 
—Onde esteve? — Joseph perguntou com tom sério. 
— No jantar da associação dos criadores de gado — ela respondeu, entrado e deixando a porta aos cuidados dele. 
—Não vai me dar as boas vindas? — Joe perguntou com sarcasmo. Ela evitou encará-lo, pois não suportaria ver a raiva estampada em seu rosto. Aproximou-se da escada para fugir, mas ele foi mais rápido e segurou-a pelo braço.
Assustada, livrou-se das mãos dele com violência e virou-se, cravando os olhos brilhantes em seu rosto. 
—Meu Deus! Está com medo de mim? 
— Não, Joseph. Estou cansada e quero ir para a cama. O sr. Hardy disse que você pode ir assinar o pedido de anulação na sexta-feira, e eu vou pagar o custo do processo. Papai está no escritório? 
— Está no alojamento, conversando com Jed. Demetria, não quero que saia com Henderson enquanto estiver casada comigo.
 Ela hesitou, mas teve de admitir que estava certo. Além do mais, estava cansada demais para discutir.
— Como quiser — respondeu. — A anulação não deve demorar.
—Está com pressa de por a aliança de Henderson no dedo?
—Joseph, não quero discutir — e fitou-o com esforço, tentando conter as batidas aceleradas do coração. — Eu consegui um emprego, e começo na segunda-feira. Depois vou procurar um lugar para morar em El Paso, e você não terá mais de se preocupar com a possibilidade de me encontrar a lodo instante. 
— Demi! 
—Boa noite, Joseph.. — e foi para o quarto, fechando a porta em silêncio. As lágrimas corriam livres por seu rosto, lágrimas de dor e desespero. Vestiu a camisola, lavou o rosto e deitou-se, e estava prestes a apagar o abajur quando a porta do quarto abriu-se subitamente e Joe entrou, fechando-a atrás de si.
Assustada, perguntou: 
—O que você quer? 
—Conversar — ele respondeu, puxando uma cadeira e sentando-se ao lado da cama. Parecia cansado, e havia uma série de linhas novas em seu rosto. 
— Quer falar sobre a anulação? — perguntou ela, sentando-se e puxando o lençol para cobrir o corpo que a camisola transparente revelava. Joe fitou-a com raiva. Durante os dias em que se afastara, pensara numa série de coisas e meditara sobre a situação em que havia se envolvido, até compreender o quanto devia a Demi. Havia sido sua melhor amiga desde que chegara ao rancho, e ele retribuíra .suas atenções com ofensas e agressões. Agora tinha de reparar seu erro, e revelar o passado podia ser um bom começo. Se ela o compreendesse, talvez pudesse perdoar as coisas horríveis que havia dito antes de partir. 
—Não, não quero falar sobre a anulação por enquanto. Quero falar sobre mim — e acomodou-se melhor, cruzando as pernas. — Eu nasci em Jacobsville, perto de Victoria, e tenho três irmãos, dois mais velhos e um mais novo.Também estamos no ramo de gado, mas lidamos com animais de raça. Santa Gertrudes. Herdamos nossas terras de um ancestral espanhol, e sempre tivemos dinheiro.
Demetria o encarava, atônita com as revelações espontâneas. 
—Eu me casei há alguns anos. Estava ficando velho e sozinho, e ela tinha a mesma idade que eu. Era uma mulher decidida e determinada, e nós dois gostávamos de esportes perigosos, como navegar em corredeiras e rios gelados. Ela ia a todos os lugares comigo, mas naquele final de semana eu queria ficar sozinho. Minha esposa me sufocava, porque tinha uma necessidade estranha de passar as vinte e quatro horas do dia a meu lado. Depois das primeiras semanas de casamento, eu não conseguia sequer conversar com meus irmãos, sem tê-la por perto, atenta e observadora. Era extremamente ciumenta, mas eu só percebi esse detalhe tarde demais. Pois bem, eu me inscrevi para uma viagem de balsa pelo Colorado e fui sem ela. mas quando cheguei ao rio com o resto do grupo, minha esposa já estava lá. Nós discutimos, mas foi inútil, pois ela estava determinada a seguir com o grupo. A balsa virou num trecho mais difícil e ela desapareceu. Procuramos por mais de duas horas, e quando a encontramos já era tarde demais — e cravou os olhos escuros no rosto de Demi. — Ela estava grávida de três meses. 
— Sinto muito. Para você, esta parte deve ter sido a pior. 
—Sim, isso foi o pior. Eu nunca consegui descobrir se ela não sabia que estava grávida, ou se simplesmente não se importava com isso. Era uma mulher livre, e não combinava com as normas de um casamento. Se tivesse permanecido solteira, certamente ainda estaria viva. 
— Eu sou fatalista. Acho que Deus decide quando e como morremos. 
—Talvez. Mas eu levei três anos para me conformar. Herdei a fortuna da minha esposa, tão grande quanto à de minha família, e por isso vim para cá, para a fazenda do seu pai. Queria ficar longe do dinheiro e ver se era capaz de viver com o suor do meu rosto. Herdei tudo o que tenho, e foi maravilhoso descobrir que sou capaz de viver por conta própria. 
—Para nós foi um verdadeiro milagre — Demi admitiu. — Devemos a fazenda ao seu trabalho e, apesar de você ter sido um grande mistério para nós, em nenhum momento pareceu desajustado ou deslocado. 
— Exceto uma vez por ano. Todos os anos, no dia em que aconteceu o acidente, eu fico meio maluco. Não sabia o quanto desejava um filho, e descobri tarde demais. 
— Você ainda é jovem, e pode casar-se novamente e ter quantos filhos quiser.
—Mas eu já sou casado, Demi. Com você... 
Vermelha, ela abaixou a cabeça e evitou seu olhar intenso. 
—Por pouco tempo — respondeu. — O sr. Hardy disse que um processo de anulação é rápido. 
— Eu gostaria de saber o que aconteceu realmente naquela noite. 
—Você estava bebendo em um bar de Juárez, e eu fui buscá-lo. Fez uma série de comentários ofensivos e depois disse que, já que eu insistia em pajeá- lo, devia me casar com você de uma vez. Na verdade, ameaçou atirar dentro de um bar se eu não aceitasse. 
—Eu fiz isso? 
—Fez, e eu fiquei apavorada. Você estava bêbado, e eu não sabia até onde seria capaz de cumprir as ameaças. É muito fácil ir parar numa cadeia mexicana, mas sair... 
—Meu Deus! Por que não me disse isso antes? 
— Porque você não quis ouvir. Estava ocupado demais ofendendo uma caçadora de dotes calculista e desonesta. 
Ele suspirou irritado: 
— Eu conheço as caçadoras de fortuna. Antes de me casar, vivia fugindo delas. 
—Você nunca teve de fugir de mim! Eu cuidava de você e gostava de pensar que éramos amigos, só isso — mentiu, salvando o pouco orgulho que lhe restava. — Nunca quis me casar com você! 
— Uma vez eu disse que não tinha mais nada a oferecer, e acreditei nisso por muito tempo. Acho que fiquei amortecido pela culpa, e não permitia que os sentimentos crescessem dentro de mim. 
Demetria baixou os olhos: 
—Eu entendo. Mas nunca representei uma ameaça para você, Joseph. 
— Não? — ele sorriu com amargura. — Você foi a única pessoa a preocupar- se realmente comigo, e era engraçado como isso me deixava feliz. Torta de maçã quando eu ficava triste, chá quente quando fazia frio, lanches inesperados quando eu partia para o trabalho... Você foi me conquistando aos poucos, Demi, desde o início. E o mais estranho é que eu nunca percebi! 
— Não precisa mentir. Já disse tudo o que sente quando descobriu que estávamos casados, e naquele momento você foi sincero. Eu sempre soube que não queria viver com uma mulher gorda e relaxada como eu... 
— Demi! 
— É isso mesmo! Gorda, feia e caipira. Papai costuma dizer que você é sofisticado e elegante, e ele está certo. Ashley é a mulher ideal para você!
—Ashley não quer viver numa fazenda, cercada por filhos. 
Então era isso. Não podia ter Ashley, e havia decidido aceitá-la como prêmio de consolação. Demi respirou fundo. Amava Joseph com tal intensidade, que seria capaz de aceitá-lo em quaisquer condições, mesmo nas mais humilhantes, mas não podia esquecer as coisas que ele havia dito antes de partir. 
—Você pode convencê-la a mudar de idéia — disse, mantendo a cabeça baixa. 
—Eu não quero. Demi, nós estamos casados! 
— Já disse que fui conversar com o advogado, e que você só precisa assinar o pedido de anulação na sexta-feira para ficar livre de mim. 
— Você não pensou nas outras possibilidades. Seu pai ainda corre o risco de perder a fazenda, e eu poderia ajudá-lo a recuperar-se. Afinal, eu sou um homem rico. 
—NÃO QUERO O SEU DINHEIRO! — explodiu, pálida e furiosa. — Gosto de ter um teto sobre a cabeça e comida na mesa, mas o resto não tem a menor importância, e você sabe disso! 
Ele suspirou: 
—Então é Henderson? É por causa dele que insiste em conseguir a anulação o mais depressa possível? 
—É você quem está com pressa para livrar-se do casamento! 
—Mudei de idéia. Se já estou casado, não preciso mais me defender de possíveis noivas, certo? 
Dominada pela raiva, Demetria cerrou os punhos e disse: 
—Escute aqui, Joseph, não vou me transformar num sacrifício humano para salvar você do altar! A idéia desse casamento absurdo não foi minha!
—Você podia ter me deixado naquele bar. Por que não fez isso?
—Porque não queria passar o resto da vida numa cadeia mexicana!
—Se eu estava tão bêbado como diz, não teria conseguido criar uma encrenca tão grande. Além do mais, eu nem tinha uma arma. 
—Acha que tem resposta para tudo, não é? 
— Quase tudo — ele riu com ironia. — Uma vez você disse que era amante de Henderson. Isso é verdade? 
Demetria desviou os olhos, temendo que ele pudesse ler a verdade neles. Se Joseph continuasse pensando que tinha um relacionamento amoroso com Logan, ficaria afastado até que ela pudesse encontrar uma maneira de lidar com os novos problemas. 
—Não é da sua conta — respondeu. 
—É claro que é! Você é minha!
— Não sou! Você se casou comigo por acidente, o que significa que Logan não é problema seu. 
Joseph levantou-se lentamente e parou ao lado da cama com ar ameaçador. 
—A partir de agora ele passa a ser um problema meu. Não vai mais sair ou dormir com ele, e quero que fique em casa, onde é o seu lugar.
—Quem você pensa que é? — Demetria perguntou furiosa.
—Seu marido — Joe respondeu — sra. Jonas.
— Não me chame assim. Esse não é o meu nome.
—É sim, e pode esquecer aquela anulação. Não vou assinar os papéis.
— Mas você tem de assinar! 
— Tenho? Por quê? — sorriu com sarcasmo.
—Porque é a única maneira de se livrar de mim!
—E quem disse que é isso que eu quero? Afinal, você passou os últimos três anos cuidando de mim, e não vou deixar aquele veterinário cabeça de cocô ficar com o meu tesouro. Pode dizer isso a ele.
—Mas eu não quero ficar casada com você!
Ele ergueu as sobrancelhas:
—Como pode saber? Eu ainda não fiz amor com você.
Demetria ficou vermelha, os dedos agarraram as cobertas num gesto nervoso e ela encolheu-se ao vê-lo dar um passo em direção à cama.
Ele balançou a cabeça e sorriu:
— Meu Deus, se continuar com essa atitude, como teremos nossos filhos?
—Eu não vou ter filhos — Demetria murmurou.
—Não mesmo, se continuar assim — riu. — Sabe como as mulheres têm seus bebês?
—É claro que sim! No hospital.
—Isso vem mais tarde. Depois.
Aquele sorriso malicioso a deixou nervosa.
—Não quero dormir com você.
—Nós não vamos dormir.
— SAIA DAQUI! 
Antes que Joe pudesse responder, a porta se abriu e Eddie entrou, olhando de um para o outro com expressão carrancuda. 
—O que está acontecendo aqui? — perguntou. 
—Eu estava explicando a Demi alguns fatos da vida — disse Joseph — Ela acha que os bebês vêm do hospital. Você disse isso a ela? 
—Não exatamente... Escute aqui, que diabos está fazendo no quarto da minha filha?
—Nós somos casados — e tirou um envelope do bolso. — A certidão está aqui. 
—Mas você não queria continuar casado — Eddie insistiu. — Disse que ia dar entrada no processo de anulação. 
— Mudei de idéia. Ela cozinha bem, é bonitinha e não tem vícios. Eu podia encontrar coisa pior, não acha? 
—Pois eu podia arrumar algo bem melhor! — Demi exclamou — SAIA DAQUI, JOSEPH JONAS! EU VOU CONSEGUIR AQUELA ANULAÇÃO, E VOCÊ PODERÁ IR PARA O INFERNO! 
Joe olhou para Eddie e riu: 
—Você ensinou a menina a dizer essas coisas? Que vergonha! 
—Foi ela quem me ensinou — Eddie riu. — E acho que ela não quer ficar casada com você, Joseph. 
—Ela quer. Só preciso de algum tempo para fazê-la enxergar a verdade. Enquanto isso — e passou um braço sobre os ombros do fazendeiro — quero conversar com você sobre os planos de melhoria que tenho para a fazenda. 
—Não escute, papai! Ele está querendo nos comprar! 
—Não estou — Joe respondeu indignado — Só estou tentando vencer sua resistência. Além do mais, sei que seu pai anda procurando um sócio, e acho que ele vai ficar satisfeito se esse sócio for seu genro. Certo, papai? — sorriu, virando para Eddie.
— Certo, filho! Ainda não havia pensado nisso! Finalmente tenho um filho!
—Não estão esquecendo alguma coisa? — Demi interferiu.
—Acho que não — respondeu Joe.
—Eu não vou ficar casada com você. Já pedi a anulação. - falou entre dentes.
— Não se preocupe, papai — Joseph sorriu para o sogro. — Ela não vai conseguir anular o casamento sem a minha assinatura, e eu já disse que não vou assinar coisa nenhuma. Imagine só! Uma mulher fria e cruel que quer se livrar do marido antes da lua-de-mel! 
— Ei, é verdade! Vocês ainda não tiveram uma lua-de-mel. filha? 
—Joseph. pode ir sozinho, se quiser. Ouvi dizer que o Canadá é lindo nesta época do ano. Não é lá que existem aqueles ursos gigantes e famintos? 
—Infelizmente não temos tempo para uma viagem de núpcias. —Joe respondeu. — Há muito trabalho aqui na fazenda, e não quero abandonar meu sogro e sócio num momento tão difícil. Eddie, acho que vou conversar com meus irmãos sobre a compra de algumas cabeças de Santa Gertrudes. 
— PARE COM ISSO! — Demi gritou. — EU NÃO VOU CONCORDAR COM ESSE ABSURDO! 
—Você não tem nada a ver com isso! Seu pai e eu seremos sócios
—Não aceite, papai!
—Por que não? — Eddie perguntou com expressão divertida.
Rindo, Joe bateu nas costas do sogro e disse:
—Ela está nervosa, mas vou cuidar disso depois. Nada que uns beijos e abraços não possam resolver.
—Experimente, e eu quebro o abajur na sua cabeça!
—Gosto de mulheres com personalidade forte.
—SAIA DAQUI, SEU...! Saia imediatamente! Quero dormir.
— Como quiser — Joe concordou, dirigindo-se à porta. — Algumas horas de sono podem melhorar seu humor. 
—Humor! Primeiro me ofende, depois exige a anulação do casamento, e agora quer ser sócio do meu pai! Definitivamente, jamais vou entender os homens! — e enterrou a cabeça sob o travesseiro. 
Apesar do esforço. Demetria só conseguiu pegar no sono quando o dia começou a clarear.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ceeerto... eu não iria postar hoje, porque né?!É segunda-feira e terça é dia de... provas, oo inferno não vejo a hora de acabar o colegial, mas enfiim... postei aqui pq a Lauren é meio desesperada haha...anyway.

Stay Strong!
XOXO
Bia.



Um comentário:

  1. nem so, run. e se eu so você me ama do mesmo jeito. OK? bobona.
    posta maaais (;

    ResponderExcluir

Hey.
Deixe seu cometário. Faz bem ao coração da escritora.
Ah! E se for criticar, lembre-se, apenas críticas construtivas.
Thank's.